Cuidados Probióticos para Pele Sensível
A utilização de probióticos nos cuidados dermatológicos é uma área de investigação de crescente interesse. É por isso que o uso de culturas bacterianas está a tornar-se cada vez mais importante na cosmética.
Quando a nossa flora intestinal fica desequilibrada, por exemplo devido a antibióticos ou a uma dieta desequilibrada, recorremos a iogurtes probióticos, por exemplo, para reconstruir a flora intestinal. O que sabemos sobre os probióticos é que estabilizam o trato gastrointestinal e apoiam o sistema imunitário graças aos lactobacilos e bifidobactérias que contêm. Os investigadores descobriram agora que o mesmo princípio também se aplica à pele desequilibrada.
Existem até 7 mil milhões de bactérias na pele que formam a flora natural da pele. Esta flora cutânea composta por bactérias, fungos, vírus e protozoários também é chamada de microbioma cutâneo. É diferente para cada pessoa e pode tornar-se desequilibrado devido a diferentes fatores internos e externos (stress, poluição ambiental, etc.). Nesse caso, as "más" bactérias podem multiplicar-se, o que pode causar irritação, vermelhidão ou comichão na pele. É exatamente aqui que os cuidados de pele probióticos podem entrar em ação.
Quando ocorre um desequilíbrio na nossa flora intestinal, seja por antibióticos ou por uma dieta inadequada, recorremos a produtos como iogurtes probióticos para restabelecer a flora intestinal. O conhecimento sobre os probióticos revela que estes estabilizam o trato gastrointestinal e fortalecem o sistema imunitário, graças aos lactobacilos e bifidobactérias que contêm. Pesquisas recentes indicam que o mesmo princípio pode ser aplicado à pele desequilibrada.
A pele alberga até 7 mil milhões de bactérias, formando a sua flora natural, também conhecida como microbioma cutâneo, que inclui bactérias, fungos, vírus e protozoários. Esta flora é única para cada indivíduo e pode sofrer desequilíbrios devido a diversos fatores internos e externos, como o stress e a poluição ambiental. Nestes casos, as bactérias nocivas podem proliferar, desencadeando irritação, vermelhidão ou prurido cutâneo. É neste contexto que os cuidados dermatológicos probióticos emergem como uma opção terapêutica.
ProbioSense para pele sensível
As mais recentes descobertas científicas demonstram que a flora natural pode ser fortalecida e restaurada a um equilíbrio saudável com os cuidados de pele probióticos. Isso significa que as bactérias "boas" e "más" voltam a estar em estado de equilíbrio. A flora cutânea equilibrada forma então um escudo protetor natural para uma pele saudável. Sem um microbioma intacto, a pele estaria menos protegida contra "ataques" do ambiente.
A solução reside na proteção e na construção da barreira microbiológica, promovendo a proliferação desejada de bactérias "boas" ou a restauração de uma microflora saudável e equilibrada. Os cuidados de pele baseados em ingredientes ativos probióticos representam, portanto, uma abordagem promissora para pele sensível, seca e com prurido.
O inovador produto ProbioSense da Dr. med. Christine Schrammek Cosmetics visa fortalecer a flora cutânea e, consequentemente, a barreira da pele. O ProbioSense cria um ambiente no qual uma flora cutânea equilibrada e saudável pode se formar e ser mantida. A fórmula eficaz do ProbioSense é baseada num ingrediente ativo probiótico (Lactobacillus Ferment Lysate), no prebiótico (nutriente para probióticos) inulina e num extrato de casca de mimosa. Esta combinação suporta a flora cutânea no seu equilíbrio natural e fortalece a função de barreira da pele. Irritações cutâneas, sensações de desconforto e vermelhidão são eficazmente acalmadas e aliviadas.
Fonte: https://www.schrammek.de/beautynews/probiotische-hautpflege/